A Semana Acadêmica dos
Estudantes de Letras (SAEL) surgiu como proposta ainda durante a formação do
programa de atividades da primeira geração de estudantes do Coletivo
Independente Além do que se Vê, que, à época, concorria ao pleito pela
gestão do Centro Acadêmico de Letras Eneida de Moraes (CALEM). A entidade
passava por um momento de marasmo político e acadêmico, condicionado pela
atuação inconsequente de grupos que pregavam a independência partidária, mas
que, na verdade, desconsideravam as reais necessidades dos estudantes do curso em
prol de uma militância medíocre, que tinha por objetivo maior formar quadros
políticos destinados a integrar as fileiras de um coletivo explicitamente
ligado ao PSOL, gerando assim uma crise de representatividade que tem consequências
até os dias atuais.
Partindo da prerrogativa
de que mudar esse cenário era não só possível, como absolutamente urgente,
esses estudantes se organizaram e desenvolveram suas propostas em um programa
coeso, baseado tanto nas bandeiras de luta históricas do Movimento Estudantil,
quanto nas particularidades da conjuntura interna da UEPA. Nesse período,
perceberam que a universidade corroborava práticas que centralizavam a produção
de conhecimento nas figuras docentes, restringiam as possibilidades de
desenvolvimento das potencialidades acadêmicas e políticas dos estudantes e
colaboravam para uma formação acrítica e descontextualizada. A SAEL surge, já
no primeiro ano do Além do que se Vê à frente do centro acadêmico, como
alternativa de espaço que privilegia os estudantes de forma essencial, nos
campos político, acadêmico e cultural, construindo um evento de caráter único,
pensado e sintetizado através da materialização da identidade dos estudantes.
Em suma, a SAEL foi, é, e sempre será realizada por estudantes para estudantes,
tendo como objetivo único a formação destes e a conscientização fundamentada na
construção de uma universidade pública totalmente gratuita, laica, autônoma e
socialmente referenciada.
Apesar da clareza dos
objetivos da construção, da patente diferença entre o formato da SAEL e dos
demais eventos promovidos pela/na universidade e do caráter singular da
proposta como um todo, a Semana Acadêmica sofreu diversas tentativas de
embargo, através de empreitadas sucessivas de descaracterização das intenções
de sua realização, de forma direta e indireta, desde atuações silenciosas em
instâncias burocráticas por parte da coordenação do curso, até a disseminação
explícita de uma campanha reacionária iniciada por um pequeno grupo que se beneficiaria
financeiramente da não realização do evento. Contudo, tais fatores só
fortificaram o sentimento de indignação dos estudantes de um modo geral e a
legitimidade da realização da SAEL. A primeira edição contou com mais de 300
inscritos, dados objetivos que comprovam a aceitabilidade, viabilidade e acima
de tudo, a necessidade da existência de um espaço democrático de manifestação
estudantil.
Em 2012, já durante a
gestão Além do que se Vê 2.0, o CALEM procura dar continuidade ao
sucesso do feito, a partir do tema “Linguagens: a Convergência dos Saberes”,
que vem à tona para apagar linhas artificiais que fragmentam o conhecimento,
calando o diálogo entre os campos de estudo e impossibilitando a compreensão
humana acerca da totalidade do real. A intenção é fazer com que tudo possa
convergir numa espiral de pluralidade, onde possamos nos aproximar do global,
revisitando as questões-chave da filosofia, oriundas da gênese dos
questionamentos acerca do todo. Promover um evento que questione as estruturas
estabelecidas de forma coerente, organizando espaços abertos de decisão,
ratifica a autonomia dos estudantes e contribui para a formação e construção da
carreira acadêmica de profissionais competentes, críticos e politicamente
situados. Nestes termos e acreditando que um mundo diferente é possível, o CALEM
convida todos a participarem da II Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras! Participem!
INSCRIÇÕES ABERTAS!!
Tutorial para inscrições
1. Para fazer o download da ficha de inscrição, primeiramente acesse o endereço
https://rapidshare.com/#!download|154p1|1120652881|Ficha_inscricao_II_SAEL.doc|87|R~49910D9D95FC274B58ADA0EDC9EC185D|0|0 ;
2. Clique no ícone verde onde se lê “DOWNLOAD”, conforme indicado pela seta vermelha mostrada na imagem abaixo:
3. Uma janela menor irá se abrir, clique no ícone cinza, também indicado por uma seta vermelha, onde se lê “FREE DOWNLOAD”, como na imagem abaixo:
4. O documento baixado será esse:
5. Preencha a ficha de inscrição com os dados solicitados;
6. Efetue o pagamento da inscrição, no valor de R$ 10,00, por depósito em conta. As informações da
conta são as seguintes:
Banco: Caixa
Econômica Federal
Nome: Kaius Felippe
Silva de Almeida
Agência: 4110
Conta Poupança: 24001-0
Operação: 013
7. Digitalize (escaneie) o comprovante do depósito;
8. Envie a ficha de inscrição preenchida e o comprovante de
depósito escaneado para o e-mail inscricaosael2012@gmail.com
e aguarde a confirmação .
Parabéns! Você está inscrito na II SAEL!
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
Universidade do Estado
do Pará
Centro de Ciências
Sociais e Educação
Centro Acadêmico de
Letras Eneida de Moraes (CALEM)
EDITAL PARA APRESENTAÇÃO
DE TRABALHOS
EM 02\04\2012
No período de 07 a 11 de Maio, o Centro Acadêmico
de Letras Eneida de Moraes, da Universidade do Estado do Pará (CCSE - UEPA),
promoverá a II Semana Acadêmica dos Estudantes de Letras, tendo
como tema Linguagens: A Convergência dos
Saberes, e homenageará o escritor baiano Jorge Amado. Durante os 05 dias do
evento, docentes e discentes da UEPA e demais instituições de ensino superior participarão
de uma programação composta por mesas redondas, palestras, minicursos, rodas de
diálogo, atos públicos, gd’s e apresentações artísticas (saraus, teatro, cinema,
exposições plásticas). A Semana tem como
objetivo proporcionar a integração entre os discentes, bem como promover espaços
de formação política, articulação e organização do Movimento Estudantil
Estadual.
DA INSCRIÇÃO DOS
TRABALHOS
O acadêmico interessado em inscrever seu trabalho deverá levar em
consideração as normas da ABNT para as seguintes modalidades: minicursos,
oficinas e rodas de diálogo.
As propostas de minicursos, oficinas e rodas de diálogo deverão
ser enviadas até o dia 22/04/2012 para o e-mail trabalhossael2012@gmail.com.
No e-mail, o espaço destinado ao assunto, deverá indicar a
modalidade do trabalho (minicurso, oficina ou roda de diálogo). No corpo do
e-mail deverão constar os nomes de todos os proponentes (máximo 02),
indicando-se suas instituições de origem e maior titulação, assim como o título
do trabalho proposto. Cada pesquisador poderá inscrever até, no máximo, 02
(dois) trabalhos no evento, não importando a modalidade.
Os resumos das atividades deverão conter o mínimo de 250
e o máximo de 400 palavras. O resumo deve ser escrito em fonte Times
New Roman ou Arial, tamanho 12, com espaçamento simples (1,0) e 2,5 nas
margens (inferior, superior, esquerda e direita). O título do
trabalho deve constar na primeira linha do resumo: centralizado, caixa
alta, tamanho da fonte 12, em negrito. Abaixo, alinhado à direita devem
constar os nomes do(s) autor(es), indicando-se entre parênteses
a sigla de sua instituição de origem. Na linha posterior ao nome deverá se
iniciar o corpo do resumo, o qual estará sujeito à contagem de palavras.
Ao fim do resumo, faz-se necessário o destaque de três a cinco
palavras-chave. O currículo simplificado do(s) autor(es) deve estar em nota de
rodapé. Os recursos utilizados deverão ser indicados ao final da página.
Os proponentes que tiverem seus trabalhos aprovados pagarão a
metade do valor da inscrição, se o acadêmico efetuar o pagamento na quantia de
R$10,00 (valor da inscrição) e tiver seu trabalho aprovado, este será reembolsado
com o valor parcial de R$5,00 durante o evento. Esta medida faz parte de uma
política de incentivo à produção acadêmica dos estudantes de Letras.
Os autores que tiverem seus trabalhos aprovados serão convocados
para uma reunião com a comissão acadêmica do evento, uma semana antes de suas
apresentações. A data da reunião será comunicada via e-mail.
O resultado dos trabalhos aprovados
será exposto via blog no dia 29 de abril de 2012.
DAS MODALIDADES DE
TRABALHO
- RODAS DE DIÁLOGO
A partir de nossas experiências enquanto
participantes e organizadores de eventos acadêmicos, percebemos que a apresentação de pesquisas e estudos por meio
de pôsteres e comunicações não estava propiciando o diálogo efetivo entre
pesquisadores. Por vezes presenciamos sessões de comunicações nas quais o
público se limitava tão somente às próprias pessoas que iam apresentar seus
trabalhos. Além disso, o tempo destinado à participação do público – quando há
– é, na maioria das vezes, ínfimo e insatisfatório. Neste sentido, propusemos
uma metodologia diferente para
apresentação das comunicações, tomando por base o modelo do Encontro
Nacional dos Estudantes de Letras (ENEL) deste ano e dos outros encontros que
já a utilizam na área das Humanas. Trata-se da “Roda de Diálogos”, na qual se destina um tempo aproximado ao das
apresentações para o debate entre os participantes da roda (uma hora para exposição e uma hora para debate). Acreditamos que o
conhecimento se constrói, sobretudo, a partir da troca, e é dessa forma que
pensamos este evento!
Metodologia
As Rodas serão compostas por um mediador, um monitor e mais 03 a 05
pesquisadores, estas serão organizadas por afinidades temáticas. Os expositores
terão de 15 a 20 minutos para apresentar suas pesquisas. Os apresentadores
deverão relatar os métodos de análise, procedimentos metodológicos, bem como
objetivos que pretenderam alcançar. Após as exposições o mediador fará
intervenções e dará a palavra ao público.
Dentro das Rodas de diálogo estaremos propondo discursões e reflexões que
possam ser inseridas na prática, gerando modificações concretas na realidade da
academia, bem como a inserção destas entre as pautas do Movimento Estudantil. Por
isso é importante que os expositores tragam suas propostas de ação, não sendo a
apresentação destas, obrigatória. A decisão de levar ou não pautas, ficará a
cargo dos participantes de cada Roda.
-
MINICURSOS\OFICINAS
As propostas de minicursos\oficinas deverão ser enviadas de acordo
com as normas propostas. Serão 6 (seis) os minicursos\oficinas aprovados. A
metodologia seguirá a tradição vigente: as apresentações serão divididas em
dois dias, de 13h30 às
15h30 no dia 08 de maio (terça-feira) e de 13h30 às 15h30 no dia 09 de maio (quarta-feira).
Atenciosamente,
Edne Maués – 80510763 - Letras
Português
Leilane Monteiro – 88145996 - Letras
LIBRAS
Matheus Massias – 83632505 - Letras
Inglês
Raimundo Netto – 83003125 - Letras
Português
Comissão
Acadêmica II SAEL UEPA
ERRATA
Informamos que o link para download das fichas de inscrição foi substituído por outro no qual o documento a ser baixado já apresenta a opção "comunicações em rodas de diálogo".
-
INSCRIÇÕES DE TRABALHOS PRORROGADAS!!!
Informamos que devido ao grande número de trabalhos recebidos, a data final para inscrição dos mesmos foi prorrogada até o dia 26 de abril (quinta-feira).
-
PROGRAMAÇÃO:
07\05, Segunda-feira:
10:00h às 17:00h: Inscrição e Credenciamento
17:00h às 18:00h: Mesa de Abertura
18:00h às 19:00h: Conferência de Abertura – Linguagem e Contemporaneidade
- Socorro Cardoso (UEPA)
08\05, Terça-feira:
08:00h às 10:00h: MESA I – Línguas Indígenas
- Mara Jucá (UEPA)
- Eliete Solano (UEPA)
- Marília Ferreira (UFPA)
10:00h às 11:00h: PALESTRA I – Interação e Identidade: As Relações entre os
Sujeitos da Pesquisa
- Fátima Pessoa (UFPA)
11:00h às 12:00h: PALESTRA II – Cem anos Jorge Amado
- Vasti Araújo (UEPA)
13:30h às 15:30h: Minicursos\oficinas
15:30h às 16:30h: PALESTRA III – The 2012
elections in the U.S. : Four More Years for Barack Obama?
- Jamila Humpfrey
16:30h às 18:00h: MESA II – Criminalização dos Movimentos Sociais*
18:00h: Griot
09\05, Quarta-feira
08:00h às 10:00h: Rodas de Diálogo
10:00h às 12:00h: MESA III – Belo Monte é aqui!*
13:30h às 15:30h: Minicursos
15:30h às 16:30h: PALESTRA IV – Literatura e Estudos Culturais
- Edne Maués
16:30h às 18:00h: MESA IV – Narrativa e Resistência
- Tânia Pantoja (UFPA) – Benedicto Monteiro: resistência e utopia.
- Eunice Ferreira (UFPA) – Eneida: memória e militância.
- Carlos Pará (Revista PZZ) – O chão vermelho de Dalcídio.
18:00h: CINE MÁRIO PEIXOTO: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Annie Hall) – 1977, Woody Allen
- Rian Moreira (CALEM)
10\05, Quinta-feira
08:00h às 10:00h: MESA V – Práticas Neoliberais na Educação
- Juliana Araújo (UEPA)
- Sueli Pinheiro (UEPA)
10:00h às 12:00h: Rodas de Diálogo
14:00h às 17:00h: Grupos de Discussão
GD1: Negro, Mulher, Homossexual: Um Olhar Social
GD2: Arena Cultural: CULT x Popular
GD3: M.E.: Vale a Pena Tomar Partido?
GD4: Amazônia e o Paradoxo da Sustentabilidade
GD5: Políticas Inclusivas
GD6: Educação Pública na Universidade
17:00h às 18:30h: MESA VI – Opressões: Identidades em Diálogo
- Jéssica Vieira
- Afonso Reno
- Cleyson Pantoja
18:30h: CINE MÁRIO PEIXOTO: O Professor Aloprado (The Nutty Professor) – 1963, Jerry Lewis
- Mateus Moura (Associação Paraense de Jovens Críticos de Cinema - APJCC)
11\05, Sexta-feira
08:00h às 10:00h: MESA VII – Política através de Literaturas Anglófonas
- Sandra Mina Takakura (UEPA)
- Josane Freitas (UEPA)
10:00h às 11:00h: PALESTRA V – Língua
e Literatura: Perspectivas em Bakhtin
- Arthur Ribeiro
11:00h às 12:00h: PALESTRA VI – Memórias de uma Mulher Comunista
- Dulce Rosa
14:00h às 16:00h: MESA VII – A Inclusão do Surdo na Universidade
- José Anchieta (UEPA)
- Maria Joaquina
16:00h às 18:00h: Plenária Final
18:00h: Entrega de Certificados
18:30h: FESTA DE ENCERRAMENTO
- Agni
EMENTAS:
Ementa CONF.: Entender as novas práticas de linguagem em nível global e local, bem
como seus aspectos sociais e suportes tecnológicos.
Ementa MI: reconhecer direitos fundamentais dos
povos indígenas enquanto integrantes da diversidade sociocultural brasileira,
promovendo, inclusive, seus direitos linguísticos. Abordar as práticas
linguísticas indígenas a partir de sua relação com o contexto social.
Ementa PI: Analisar o processo de
interação entre pesquisadores e informantes, no qual tais sujeitos constituem,
negociam, ratificam e transformam as relações interpessoais estabelecidas
durante o encontro social. Descrever a interação entre sujeitos pertencentes
a domínios de conhecimento distintos bem como o processo de construção e de
reconhecimento das imagens pessoais que determinam a disposição dos lugares
ocupados pelos sujeitos na condução da dinâmica interacional.
Ementa PIII: How the US
electoral system Works, political climate in the US right now, and a little bit
about the two candidates, and the future.
Ementa MII: discutir
os ataques históricos aos Movimentos Sociais, o papel da Grande Mídia na
veiculação de informações que corroboram o processo de criminalização destes
respectivos movimentos e as formas de resistência dos mesmos, inclusive através
de mídias alternativas, ressaltando a necessidade real do diálogo direto com a
sociedade. Analisar, ainda, a relação entre administração superior e Movimento
Estudantil, contextualizando-a a nível local, mais precisamente no âmbito da
Universidade do Estado do Pará. Os encaminhamentos propostos deverão elucidar
apontamentos objetivos que direcionem as atividades do Movimento Estudantil de
Letras da UEPA em relação à criminalização dos Movimentos Sociais e assuntos
correlatos.
Ementa MIII: debater o atual modelo
de produção e o desenvolvimento de matrizes energéticas a ele associadas, bem
como os conflitos sociais advindos desta relação, tais quais as querelas
envolvendo comunidades tradicionais, os impactos ambientais impostos, as
manifestações da sociedade civil organizada, a atuação e criminalização dos
Movimentos Sociais – a partir da ação dos aparelhos ideológicos e de repressão
do estado – e a (re)organização conjuntural em âmbito local, nacional e
internacional, analisando o panorama legal e suas contradições. Os encaminhamentos
propostos deverão elucidar apontamentos objetivos que direcionem as atividades
do Movimento Estudantil de Letras da UEPA em relação à construção da usina
hidrelétrica de Belo Monte e seus correlatos.
Ementa PIV:
Estabelecer relações entre literatura e sociedade. Promover a reflexão entre os
estudos culturais e o objeto literário. Contextualizar o objeto literário na
esfera acadêmica de ensino. Discutir os processos de ratificação do cânone
literário. Pensar a Literatura como um objeto de mercado. Refletir o saber
letrado no contexto brasileiro e suas formas de manipulação, opressão e
exclusão.
Ementa MIV: o texto literário e suas funções.
Estabelecer relações entre o texto literário e o sistema econômico. O romance
social e o contexto político. O lugar dos escritores da Amazônia no cenário
político brasileiro. O fazer literário como uma prática de resistência.
Engajamento literário e contexto Latino-americano.
Ementa
MV: exposição e debate do(s) conceito(s) de educação pública, contextualização
acerca da realidade da prática educacional desenvolvida pelo Estado, bem como a
formulação e implementação de políticas efetivas. Importante ressaltar e situar
a UEPA dentro da respectiva discussão, destacando as pautas de luta correlatas
do ME. Os encaminhamentos propostos deverão elucidar apontamentos objetivos que
direcionem as atividades do Movimento Estudantil de Letras da UEPA em relação
às práticas neoliberais na educação e demais assuntos relacionados.
Ementa MVI:
discorrer acerca das práticas opressoras do
sistema capitalista: racismo, machismo e homofobia relacionando-as às identidades dos sujeitos violentados (negros, mulheres
e homossexuais, respectivamente). Debater a
respeito das ações da sociedade e do estado em relação a essas identidades,
frisando aspectos ideológicos e jurídicos.
Situar a pratica dos movimentos de combate
às opressões e órgãos de direitos humanos nesse contexto. Encaminhar bandeiras de Luta para Movimento Estudantil de Letras
da UEPA.
Ementa PV: situar
historicamente a compartimentação entre os estudos linguísticos e literários.
Expor a formulação teórica do círculo de Bakhtin a partir dos conceitos de
signo ideológico, enunciado, plurilinguismo, dialogismo e gêneros do discurso,
propondo um modelo de análise tanto do enunciado linguístico como do literário
sob um horizonte comum. Exemplificar esse modelo por meio de duas breves
análises, uma linguística e uma literária.
Ementa MVII: discutir
os meios de inclusão do surdo na Universidade. Refletir sobre o processo
seletivo que deve ser aplicado aos surdos. Debater sobre a importância da
oralização. Os mecanismos de participação das comunidades surdas no processo
seletivo. O papel do intérprete no processo seletivo: facilitador do
entendimento ou transmissor da informação real ao surdo? As condições dos
cursos superiores e a implementação do curso de Letras – LIBRAS.
TRABALHOS APROVADOS
LISTA DE TRABALHOS
APROVADOS PARA A II SEMANA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE LETRAS DA UEPA (SAEL 2012)
MINICURSOS
APROVADOS
Dias: 08/05: 13:30 às 15:30 – 09/05:
13:30 às 15:30.
-
MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE VIDA: ABORDAGENS TEÓRICO/METODOLÓGICAS NO CAMPO DA
PESQUISA.
EXPOSITOR:
DANIELI DOS SANTOS PIMENTEL (UEPA)
LOCAL:
AUDITÓRIO DO CCSE.
-
FACEBOOK: ESTRATÉGIAS SEMIÓTICAS PARA CURTIR, COMENTAR E COMPARTILHAR.
EXPOSITOR:
DANIEL LOUREIRO (UEPA)
LOCAL:
SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA.
-
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.
EXPOSITOR:
RAQUEL FERREIRA DO CARMO (UEPA)
LOCAL:
SALA 09/BLOCO IV
-
ANÁLISE DE FRASES NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E NA LÍNGUA PORTUGUESA: O QUE
MUDA NA COMPARAÇÃO ENTRE ESSAS DUAS LÍNGUAS?
EXPOSITORES:
LEILANE FERNANDA DAS DORES MONTEIRO (UEPA)
RENNAN
ALBERTO DOS SANTOS BARROSO (UEPA)
LOCAL:
SALA 10/BLOCO IV
-
A CONVERGÊNCIA ACERCA DOS SABERES METODOLÓGICOS: PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
EXPOSITOR:
ADRIANA HELENA MORAES E MORAES (UFPA)
JAQUELINE
DO SOCORO COSTA SILVA (UFPA)
LOCAL:
SALA 11/BLOCO IV
-
OS SINTOMAS DE UM MAL – ESTAR ANUNCIADO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA:
UMA ANÁLISE DAS OBRAS DE RUBEM FONSECA E LOURENÇO MUTARELLI.
EXPOSITOR:
RENAN LEAL MATOS (UEPA)
LOCAL:
SALA 12/BLOCO IV
-
POR QUE LER OS CLÁSSICOS UNIVERSAIS?
EXPOSITORES:
BRENA GOMES RIBEIRO (UEPA)
LÍVIA
DE SOUZA FRANCO MENDES (UEPA)
LOCAL:
SALA II/BLOCO II
OFICINA
APROVADA
Dias: 08/05: 13:30 às 15:30 – 09/05:
13:30 às 15:30.
LOCAL: SALA 08/BLOCO IV
TÉCNICAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA RELAÇÃO DA TEORIA
COM A PRÁTICA EM SALA DE AULA.
CAMILA
LUCIANA ALVES COSTA (UEPA)
RENATA
SANCHES LARANJEIRA (UEPA)
RODAS DE DIÁLOGO
DIA: 09/05 – QUARTA – FEIRA – HORÁRIO
08hoo às 10h00.
LITERATURA DE EXPRESSÃO
AMAZÔNICA.
LOCAL: AUDITÓRIO
LINHA DO PARQUE: O ROMANCE PROLETÁRIO DE DALCÍDIO
JURANDIR.
EXPOSITOR: ALINNIE OLIVEIRA ANDRADE SANTOS (UFPA)
ÁGUA,
TERRA: A SEXUALIDADE TRANSFIGURADA NA POESIA DE DULCINÉA PARAENSE E OLGA
SAVARY.
EXPOSITOR: ANDRÉA JAMILLY RODRIGUES LEITÃO (UFPA)
O
CONTO MODERNO EM MARIA LÚCIA MEDEIROS
EXPOSITOR: LEOMIR SILVA DE CARVALHO (UFPA -CAPES)
A
“MEMÓRIA INVOLUNTÁRIA” E O “CONTEMPORÂNEO”: UMA LEITURA DO CONTO FIM DE EDYR AUGUSTO.
EXPOSITORES: PAOLA BARROS DA SILVA (UEPA)
PALOMA COSTA (UEPA)
FAUSTINO,
BARATA E PLÍNIO: POESIA E RECEPÇÃO AMAZÔNICA.
EXPOSITOR: PALOMA SILVA DA COSTA (UEPA)
DESCRIÇÃO E VARIAÇÃO
LINGUÍSTICA
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA
“ÉGUA
DA PIADA PAI D’ÉGUA”: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, PRECONCEITO E EFEITOS DE SENTIDO NO
GÊNERO PIADA.
EXPOSITORES: HAVANA RAMÁ MARTINS BARROSO (UFPA)
NANDRA RIBEIRO SILVA (UFPA)
VARIAÇÃO
LINGUISTICA NO MEIO EMPRESARIAL: UM ESTUDO DA VARIEDADE CULTA EM SUA MODALIDADE
ESCRITA.
EXPOSITORES: FÁDYA LORENA DE SOUZA MOURA (UEPA)
VIVIANNE DO SOCORRO MORAES (UEPA)
A
VARIAÇÃO DAS LIBRAS A LUZ DE PIERRE BORDIEU.
EXPOSITORES: OZIVAN PERDIGÃO SANTOS (UEPA)
CONSIDERAÇÕES
SOBRE O POVO KYIKATÊJÊ: A IMPORTÂNCIA DA DESCRIÇÃO DE SUA LÍNGUA.
EXPOSITORES: LUCIANA RENATA DOS SANTOS VIEIRA (UFPA)
FERNANDO PESSOA E SEUS
HETERÔNIMOS
LOCAL: SALA 9/BLOCO IV
FERNANDO
PESSOA: RICARDO REIS.
EXPOSITOR: RENATA BRAGA DA SILVA (UEPA)
FERNANDO
PESSOA: ÁLVARO DE CAMPOS.
EXPOSITOR: THAYS ESPÍRITO SANTO BRITO (UEPA)
OS
HETERÔNIMOS DE FERNANDO PESSOA: ALBERTO CAEIRO.
EXPOSITORES: MARIANE PORTAL DA COSTA (UEPA)
LITERATURA E EDUCAÇÃO
LOCAL: SALA 10/BLOCO IV
LITERATURA:
UM CAMINHO ILUMINADO PARA FORMAR CIDADÃOS CRITICOS.
EXPOSITOR: EDI FRANCO PANTOJA ALMEIDA (UEPA)
COMO
DESPERTAR O PRAZER DA LEITURA PELA LITERATURA EM SALA DE AULA.
EXPOSITOR: MÁRCIA PINHEIRO (UFPA)
ANDERSEN
E AS REPRESENTAÇÕES SOCIOLÓGICAS DO OPRIMIDO
EXPOSITORES: JESSICA SOARES DE OLIVEIRA
LUANA DOS SANTOS MIRALHA
GÊNEROS DISCURSIVOS
LOCAL: SALA 11/BLOCO IV
CHARGE:
UM GÊNERO TEXTUAL MUITO ALÉM DA GRAMÁTICA.
EXPOSITOR: ANDERSON RIBEIRO DIAS (UEPA)
OS
GÊNEROS INSTRUCIONAIS NO LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE EM DOIS LDS NO ENSINO
FUNDAMENTAL.
EXPOSITOR: TIAGO SOUSA SANTOS (UEPA)
OS
GÊNEROS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE A PARTIR DO CHAT ABERTO NA 8ª SÉRIE
DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-MIRI.
EXPOSITORES:
ALANA CORRÊA RODRIGUES (UEPA)
RODAS DE DIÁLOGO
DIA: 10/05 – QUINTA – FEIRA – 10h00 ao
12h00.
PRODUÇÃO TEXTUAL E ENSINO DE LÍNGUA
LOCAL: AUDITÓRIO DO CCSE
DA COMPOSIÇÃO AOS GÊNEROS: A TRAJETÓRIA DO ENSINO DA
PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO.
EXPOSITORES:
ADRIANA MORAIS CORRÊA (UEPA)
MARIANE PORTAL DA COSTA (UEPA)
IDEOLOGIA,
SUJEITO E INTERTEXTUALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
EXPOSITORES: PAULO ARTHUR PANTOJA DE MORAES FRANCO
(UEPA)
ALGUMAS
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA.
EXPOSITORES: RICARDO BEZERRA SAMPAIO (UEPA)
A
RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE REDAÇÃO.
EXPOSITORES: DAVID MATHEUS FERREIRA (UEPA)
ROMÁRIO AIRES (UEPA)
ESTILOS E COMPOSIÇÕES:
GARCÍA MÁRQUEZ, GARRETT E MÁRIO DE ANDRADE.
LOCAL: SALA DE VIDEOCONFERÊNCIA
O
SINCRETISMO RELIGIOSO EM DO AMOR E OUTROS
DEMÔNIOS DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ.
EXPOSITOR: MARCEL FRANCO DA SILVA (UEPA - CAPES)
ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES SOBRE O MODERNISMO DE MÁRIO DE ANDRADE EM MACUNAÍMA.
EXPOSITOR: DANIEL PRESTES DA SILVA (UFPA)
ALMEIDA
GARRETT: POETA, CRONISTA E PROSADOR.
EXPOSITOR: MÁRCIA PINHEIRO (UFPA)
LITERATURA E FILOSOFIA:
DIÁLOGOS EM MAX MARTINS.
LOCAL: SALA 09/BLOCO IV
O
SIGNO E A MÍMESIS: APONTAMENTOS EM MAX MARTINS
EXPOSITOR: RENAN LEAL MATOS (UEPA)
CONSIDERAÇÕES ACERCA DE
“O OVO FILOSÓFICO” DE MAX MARTINS
EXPOSITOR: RAQUEL MINERVINO DE CARVALHO BISNETA
(UEPA)
TRADUÇÃO E METAMORFOSE
LOCAL: SALA 10/ BLOCO IV
AS
MAIS ÍNTIMAS RELAÇÕES ENTRE A TRADUÇÃO E A METAMORFOSE
EXPOSITOR: RAFAELLA DIAS FERNANDEZ (UFPA)
O OFÍCIO DE TRADUZIR
GUIMARÃES ROSA: ESTUDO SOBRE PROCESSOS NEOLÓGICOS EM GRAN SERTÓN : VEREDAS.
EXPOSITOR:
LEOMIR SILVA DE CARVALHO (UFPA - CAPES).
CONTEXTO E SIGNIFICAÇÃO
LOCAL: SALA 11/ BLOCO IV
FENÔMENOS
SEMÂNTICOS: AMBIGUIDADE, VAGUEZA E CONTRADIÇÃO, RECUSRSOS DISCURSIVOS DA
ESCRITA.
EXPOSITORES: ANDERSON RIBEIRO DIAS (UEPA)
CISÃO
TÓPICA NA ORALIDADE DO DISCURSO POLÍTICO COMO RECUSRO NA PRODUÇÃO DE SENTIDO.
EXPOSITORES: ROBSON BORGES RUA (UFPA)
INFORME
Informamos a todos que devido a prova do mestrado, a entrada no campus CCSE amanhã se dará através do pátio da reitoria. Espalharemos mais informes no local.
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